quarta-feira, 9 de abril de 2014

Lusitano somou três pontos na deslocação ao Escouralense


O Lusitano Ginásio Clube consolidou esta tarde a liderança da Divisão de Honra – Série de Ascensão ao vencer em Santiago de Escoural a equipa local por uma bola a zero.

Antevia-se um jogo complicado para o Lusitano uma vez que a nossa equipa deslocava-se ao terreno do segundo classificado, que ainda não tinha perdido em casa nesta segunda fase somando duas vitórias ante o Arraiolense e os Canaviais e cedido um empate frente ao Borbense.

A primeira parte do jogo foi muito equilibrada não existindo o domínio de qualquer das equipas sobre a outra. As (poucas) oportunidades que ocorreram ao longo da primeira parte não foram de golo eminente mas serviram para assustar as defesas contrárias.

- Aos 10’ João Aldeano envia uma bola a rasar o poste na cobrança de um livre direto;

- Aos 28’ Grilo finta vários adversários e passa a bola para a Miguel Rosado que remata com a bola a passar perto do poste direito da baliza do Escouralense;

- Aos 33’ o Escouralense esteve perto de inaugurar o marcador quando após um canto um jogador local rematou à meia volta dentro da grande área do Lusitano mas a bola saiu muito alta;

- Aos 44’ os jogadores e adeptos do Lusitano pediram grande penalidade quando Miguel Rosado foi derrubado dentro da área do Lusitano mas o árbitro do jogo mandou seguir o jogo.

Para além das (poucas) oportunidades de golo referidas anteriormente o Escouralense procurou o remate de meia distância para tentar surpreender o guarda-redes do Lusitano mas os remates saíram sempre muito longe da baliza eborense.     

O resultado no final da primeira parte era de 0-0 e sentia-se que era o resultado mais justo para aquilo que se tinha visto no terreno de jogo ao longo dos primeiros 45 minutos.

No início da segunda parte o treinador do Lusitano tentou mudar o rumo dos acontecimentos e realizou uma substituição aos 45’: trocou Fábio Potes por David Faianco e o Lusitano adquiriu um maior poder ofensivo que não teve ao longo da primeira parte.

Os primeiros 15’ tiveram um maior ascendente do Escouralense enquanto os últimos 30’ foram de domínio do Lusitano.

- Aos 58’ o Escouralense teve a oportunidade mais flagrante do jogo quando na cobrança de um livre um avançado local cabeceia a bola que passa muito perto da baliza do Lusitano;

- Aos 61’ David Faianco à entrada da área do Escouralense centra a bola, mas esta é intercetada com as mãos por um defesa contrário dentro da área. Penalty claríssimo não assinalado pela equipa de arbitragem;

- Aos 63’ nova oportunidade de golo para o Lusitano quando João Aldeano cobra um livre do lado direito do ataque do Lusitano  passando a bola à frente da baliza sem ninguém lhe tocar. Bastava um pequeno toque para a bola entrar na baliza;

- Aos 77’ Grilo é derrubado por um defesa contrário dentro da área do Escouralense. O árbitro do jogo não tem dúvidas e aponta para a marca de grande penalidade. Bruno Nascimento é chamado a marcar a grande penalidade mas permite a defesa do guarda-redes;

- Aos 78’ no seguimento da jogada da grande penalidade e com os jogadores do Escouralense ainda a festejar, Miguel Rosado surge isolado frente ao guarda-redes contrário e mantendo o sangue frio desvia o guarda-redes contrário do caminho e marca o primeiro e único golo do jogo. Resultado justo até ao momento.

A partir desse momento praticamente terminou o jogo uma vez que pouco se jogou: jogadores com muitas câimbras exaustos pelo esforço que até então tinham desenvolvido; três expulsões, os treinadores Nelson Valente e Luís Patrão e um jogador do Escouralense foram expulsos; jogo por vezes um pouco "duro" e muitas “escaramuças” entre jogadores levaram o árbitro do encontro a prolongar o jogo por mais seis minutos.

Vitória difícil e justa do Lusitano que somou mais três pontos com vista à promoção à Divisão de Elite.