sexta-feira, 7 de março de 2014

Lusitano soma os três primeiros pontos na Fase de Ascensão

O Lusitano Ginásio Clube iniciou hoje a disputa da segunda fase da Divisão de Honra – Série de Ascensão na Herdade da Silveirinha ao defrontar o Escouralense, segundo classificado da Série “B” na primeira fase da competição.

Numa tarde com um tempo quase primaveril foram muito os espectadores que se deslocaram ao Campo da Silveirinha compondo uma moldura humana muito apreciável para um jogo da Divisão de Honra que à muito tempo não se via nos jogos realizados em casa.

O Lusitano entrou melhor no jogo e dominou a primeira parte, logo aos 5’ Fábio Potes isolou David Faianco que correu isolado pela esquerda do ataque do Lusitano, tirou um adversário do caminho e rematou com sucesso para dentro da baliza. Aos 18´Fábio Potes aproveitou que um defesa do Escouarelense tivesse escorregado a meio-campo para se isolar mas foi um pouco precipitado fazendo um “chapéu” ao guarda-redes que saiu fraco e longe da baliza. Aos 25’ David Faianco elevou o marcador para 2-0 ao fazer um golo tirado a papel-químico do primeiro, exactamente igual ao golo que marcou aos 5’. A partir deste momento e até ao final da primeira parte o Escouralense tentou equilibrar o jogo, o que conseguiu,  mas sem criar oportunidades de golo dignas desse nome. O jogo começou a ser disputado a meio-campo com o Escouralense a tentar reduzir o marcador e o Lusitano a explorar a velocidade dos seus jogadores mais atacantes para surpreender os jogadores que vieram desde o Escoural.

Na segunda parte o equilíbrio foi a nota dominante com o Escouralense a ser mais atrevido no ataque e o Lusitano a tentar matar o jogo com o terceiro golo. Logo aos 55’ Kiko tem a oportunidade de fazer o 3-0 na marcação de um livre do lado esquerdo do ataque do Lusitano, com a bola a passar rente ao poste da baliza do Escouralense. O Lusitano não marcou e 4’ minutos depois uma falha da defensiva do Lusitano leva Fabinho a reduzir o marcador para 2-1 colocando a incerteza no marcador final. O Lusitano tremeu um pouco nos minutos que se seguiram ao golo do Escouralense e foi José Ferro a manter o marcador em 2-1 ao realizar uma defesa espantosa a um remate do “meio da rua” que tinha selo de golo aos 69´. A partir dos 70’ o Lusitano voltou a formar uma barreira defensiva impenetrável que impediu o Escouralense de chegar com perigo à baliza da equipa da casa. O Escouralense tentava realizar  jogadas de perigo que batiam na muralha defensiva do Lusitano e daí não passavam.

E foi com uma defesa sólida que o Lusitano conseguiu manter o resultado a seu favor e somar os primeiros três pontos na segunda fase da competição.

Segue-se a visita a Arraiolos …