segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Vitória justa que se tornou complicada ...


O Lusitano Ginásio Clube e a Casa de Cultura de Corval acertaram ontem o calendário da Série A da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Évora ao disputarem o jogo em atraso da 11ª jornada que se deveria ter disputado a 22 de dezembro. 
O Lusitano procurava a vitória neste encontro para regressar ao primeiro lugar da classificação e a CC Corval tentava pontuar para fugir ao último lugar.
A CC Corval começou o jogo desfalcada uma vez que só apresentou um suplente (André Dez-Reis) disponível para este desafio.
O jogo foi de um só sentido com a CC Corval a ser remetida desde o ínicio para o seu meio-campo e o Lusitano a tentar concretizar as oportunidades de golo de que dispôs.
Durante a primeira parte do jogo o Lusitano teve sete oportunidades de golo flagrantes que só não foram concretizadas devido à excepcional exibição do guarda-redes André Roques que defendeu todos os remates que se dirigiam para a sua baliza. O Lusitano criava oportunidades mas não as conseguia concretizar, mas todos sabemos que quem não marca sofre, e aos 33' Hugo Ramalho, de cabeça, inaugurou o marcador a favor dos visitantes na única vez que a CC Corval chegou à baliza de João Lemos. 
Após o golo contrário, o Lusitano continuou a ser a equipa mais atacante e a CC Corval continuou a defender mas o resultado não se alterou.
No ínicio da segunda parte Nelson Valente tentou alterar o rumo dos acontecimentos e retirou Mário Amélio para dar entrada a Rato.
Aos 56' o treinador da CC Corval viu-se obrigado a realizar a única substituição que poderia realizar uma vez que Nuno Póvoa teve de abandonar o jogo devido a lesão, esgotando desta forma as substituições.
De seguida, Fábio Potes aproveitou o facto de os jogadores da CC Corval ainda estarem a acertar as marcações após a substituição para marcar o golo do empate ao enviar para dentro da baliza uma bola que tinha sido centrada para o segundo poste.
Aos 62', a CC Corval ficou ainda mais debilitada ao ver expulso com cartão vermelho direto o jogador Brás Saramago após uma entrada mais dura sobre um jogador do Lusitano. 
Após a expulsão do jogador da CC Corval, o Lusitano nunca mais deixa a área da CC Corval e pressiona o adversário na procura do golo da vitória. A CC Corval defende como pode mas não evita o golo do Lusitano a oito minutos do fim do jogo através de Gonçalo Grilo que controla a bola na entrada da grande área e contorna o guarda-redes marcando o segundo golo do Lusitano. 
A partir desse momento o Lusitano fez circular a bola entre todos os jogadores à espera que o árbitro terminasse o jogo.
Um jogo que poderia ser fácil em teoria complicou-se devido a dois factos:
- Ineficácia do Lusitano, criar tantas oportunidades e concretizar tão poucas não é muito normal.
- Excelente exibição do guarda-redes André Roques que defendeu praticamente tudo.
Na próxima jornada espera-nos uma deslocação ao Aldeense, ideal para somar mais três pontos.