segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Séniores - Goleada imposta ao Bencatel vale qualificação




O Lusitano Ginásio Clube assegurou este domingo o primeiro lugar da classificação e a consequente qualificação para a segunda fase da Divisão de Honra ao golear na Herdade da Silveirinha o Bencatelense por 4-0. Frente a frente estavam o primeiro classificado, Lusitano, e o Bencatelense que se encontrava na quarta posição e que antes do jogo ainda aspirava a entrar no lote dos três primeiros classificados.
O Lusitano dominou praticamente todo o jogo, tendo sempre o sinal mais e procurando sempre marcar, mesmo quando já estava em vantagem no marcador. O estado do relvado da Herdade da Silveirinha não facilitou o jogo a qualquer das equipas.
O sínal de que o Lusitano queria marcar tão cedo quanto possível foi dado logo aos 5' quando João Nobre falha um "golo feito" praticamente em cima da linha de golo ao corresponder de forma menos ortodoxa a um cruzamento de um colega de equipa. Passados alguns minutos foi Fábio Potes enviou a bola à barra ficando esta a saltar em cima da linha de golo sendo aliviada pela defensiva que veio desde Bencatel.
Aos 28' Fábio Potes finalmente inaugurou o marcador na Silveirinha ao concluir uma excelente iniciativa individual, desde que pegou na bola quase a meio-campo e sozinho fintou "metade" da equipa visitante enviando a bola para o fundo das redes.
Na segunda parte, aos 60', Camolas amplia o marcador para 2-0 quando cabeceou certeiramente para o fundo das redes dos jogadores de Bencatel. Na sequência deste lance aconteceu uma grande contrariedade para os visitantes, o guarda-redes do Bencatelense saiu lesionado do lance e teve de ser substítuido pelo guarda-redes suplente. 
Ainda o guarda-redes suplente "aquecia em campo", sem ter tido tempo para tocar na bola,  quando João Nobre, aos 66', cabeceou para dentro da baliza elevando o placard para 3-0 respondendo da melhor forma à cobrança de um livre do lado esquerdo do ataque do Lusitano.  
Aos 85' Miguel Rosado corre isolado para a baliza contrária e é derrubado pelo guarda-redes suplente que tinha entrado vinte minutos antes. O árbitro não teve dúvidas em marcar a grande penalidade e expulsou o guarda-redes que para cúmulo também saiu lesionado do lance. Teve de ser um jogador de campo a defender a baliza nos últimos minutos de jogo.
A seis minutos do fim do jogo, o Bencatelense viu-se a perder por 3-0, sem os dois guarda-redes, com uma grande penalidade contra e afastado da qualificação para a segunda fase.
Miguel Rosado não teve dificuldades em enganar o guarda-redes improvisado e elevou a contagem para 4-0. Curiosamente, nos últimos minutos de jogo o Lusitano não chegou a importunar o guarda-redes improvisado e não chegou a testar as suas "qualidades" para a baliza, uma vez que praticamente não passou do meio-campo.
Resultado final melhor que a exibição, Lusitano vence com justiça e qualifica-se para a próxima fase. A última jornada em Borba será para cumprir calendário. O Bencatelense ficou afastado da Série de Promoção à Divisão de Elite.