sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Lusitano pode garantir lugar na Segunda Fase - Série de Ascensão

O Lusitano Ginásio Clube poderá ser a terceira equipa da Divisão de Honra a confirmar a qualificação para a Segunda Fase - Série de Ascensão. No último fim de semana o Lusitano deixou de se preocupar com o SB Outeiro uma vez que esta equipa poderá somar na melhor das hipóteses apenas 26 pontos e o Lusitano já somou 27. Este fim-de-semana o Lusitano joga com uma equipa, o Bencatelense, e basta-lhe ser derrotado na Silveirinha por 0-1 para assegurar a Segunda Fase - Fase de Ascensão. O Lusitano já somou 27 pontos e o Bencatelense 21, então na melhor das hipóteses, se o Bencatelense vencer os dois últimos jogos (Lusitano e Canaviais) e o Lusitano os perder (Bencatelense e Borbense),  o Bencatelense poderá igualar os 27 pontos. Mas no caso de haver igualdade pontual, conta a diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si. No nosso caso o Lusitano venceu em Bencatel por 0-2, por isso só uma vitória do Bencatelense na Silveirinha por mais de 0-1 evitaria a festa do apuramento para a Segunda Fase-Fase de Ascensão neste fim-de-semana.

Recordamos que na Série B já estão apuradas duas equipas, o líder destacado Arraiolense e o Escouralense que beneficia do facto dos seus perseguidores Luso Morense e Alcaçovense se defrontarem neste fim-de-semana e uma das duas equipas não conseguir somar os seis pontos nas duas últimas jornadas. 

Recordamos que nesta primeira fase no Campeonato Distrital de Seniores de Futebol da Divisão de Honra vão ser apurados os três clubes melhor classificados das séries A e B, qualificando-se para a Segunda Fase – Série de Ascensão. Os restantes clubes qualificam-se para a Segunda Fase – Série de Manutenção.

Na Segunda Fase - Série de Ascensão, os seis clubes qualificados jogarão entre si, duas vezes, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado. O vencedor desta série será considerado o Campeão do Campeonato Distrital de Seniores de Futebol da Divisão de Honra. O Clube vencedor da prova e os Clubes classificados em segundo e terceiro lugares desta série ascendem, na época seguinte, ao Campeonato Distrital de Seniores de Futebol da Divisão de Elite.

Na Segunda Fase – Série de Manutenção, os clubes jogarão entre si permanecendo na Divisão de Honra os clubes participantes na Fase de Manutenção necessários para preencher as vagas em aberto (12 clubes). Os restantes descem à Primeira Divisão.